Médicos realizando cirurgia robótica em procedimento de urologia

Um dos recursos mais modernos aplicados na medicina atualmente, a cirurgia robótica traz uma série de vantagens importantes para médicos e pacientes nos mais diversos quadros. A tecnologia possui uma relação especial com a urologia, tendo em vista que auxilia bastante na execução de procedimentos complexos e sensíveis ligados à especialidade, como as operações para tratar câncer de próstata e de rim, além de problemas na bexiga, por exemplo.

Principais vantagens da cirurgia robótica

A cirurgia robótica é considerada uma evolução da laparoscopia e, por isso, é chamada, às vezes, de cirurgia laparoscópica assistida por robótica. Isso porque, neste procedimento, também são feitas incisões no abdômen do paciente, com posterior introdução do aparelho laparoscópico, com câmera e instrumentos, exatamente como ocorre na videolaparoscopia tradicional. Dessa forma, o médico consegue ter uma excelente visão do interior do paciente, mesmo com uma abordagem minimamente invasiva.

A diferença é que, na cirurgia robótica, além dos benefícios comuns à laparoscopia, o médico que opera a máquina também conta com os braços do robô, que são capazes de realizar movimentos muito precisos. Isso é muito relevante, pois os procedimentos são feitos em espaços muito reduzidos. Sendo assim, é possível atuar com eficiência em locais de difícil acesso. Vale destacar que a câmera utilizada, apesar de extremamente fina, oferece ao médico imagens 3D, com grande capacidade de aumento, o que favorece muito a visualização.

As imagens 3D aparecem para o médico que opera o robô em um console, o qual também é utilizado pelo especialista para conduzir os braços mecânicos remotamente. O cirurgião tem, ainda, a vantagem de ficar sentado em uma posição mais confortável, com melhor ergonomia, o que é fundamental, especialmente, nas cirurgias de longa duração. É importante ressaltar que o robô não se movimenta de forma autônoma. Tudo o que ele faz é um reflexo dos comandos dados pelo profissional no console. 

Cirurgia robótica nos tratamentos da urologia

No campo da urologia, a cirurgia robótica da próstata é uma das mais comuns, tendo em vista a recorrência do câncer e demais problemas que acometem a glândula, e a facilitação que o uso do robô traz para os procedimentos realizados nessa região. Além da prostatectomia (retirada parcial ou total da próstata), a cirurgia robótica, na urologia, pode ser indicada em casos como nefrectomia (remoção total ou parcial de um rim), cistectomia (retirada total ou parcial da bexiga) e Pieloplastia (cirurgia para corrigir obstruções no trato urinário superior). 

Como os cortes na cirurgia robótica são ainda menores do que na videolaparoscopia comum, todos esses procedimentos tendem a ter uma redução significativa de sangramento, dor e risco de infecção. Sendo assim, o tempo de internação e a recuperação do paciente costumam ser menores. Também diminui bastante o risco de complicações pós-cirúrgicas, como infecções, impotência sexual e incontinência urinária, e do paciente precisar fazer transfusão de sangue. 

Curso de cirurgia robótica

Existem cursos específicos sobre cirurgia robótica, inclusive no Brasil, oferecendo treinamento teórico e prático de iniciação nessa cirurgia, com os fundamentos do procedimento. As aulas são destinadas aos médicos cirurgiões de diversas especialidades, mas, principalmente, àqueles que atuam com cirurgia geral, cirurgia do aparelho digestivo, coloproctologia, cirurgia bariátrica e cirurgia ginecológica. Dentre as atividades presentes no curso, vale destacar as seguintes:

  • Aulas teóricas;
  • Simulação robótica;
  • Participação em cirurgias robóticas: first assistant e observação;
  • Preparo do robô.

Conheça a BS School of Biomedicine

Além do curso de cirurgia robótica, vale muito apostar na especialização em Urologia, que pode ser feita no Brasil, tanto por médicos formados no país, quanto por médicos graduados no exterior. Caso você seja um médico estrangeiro com planos de fazer residência em Urologia no Brasil, vale a pena conhecer a BS School of Biomedicine.

A instituição oferece programas internacionais de pós-graduação e especialização nas mais variadas áreas, no formato de residência médica e seguindo a legislação brasileira. Todos os cursos têm parceria com universidades nacionais e são cadastrados e aprovados no Ministério da Educação (MEC), o que te permite fazer a validação do diploma de pós-graduação em seu país de origem, ao se graduar.

Além disso, os cursos são reconhecidos pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (CRM/RJ), o que te garante um CRM provisório de médico no Brasil. Dessa forma, você tem permissão para atuar em todas as práticas do projeto, nos hospitais em que os cursos estão vinculados. As aulas são presenciais e os cursos seguem a metodologia “hands on”, que estimula a aprender fazendo, já que mais de 80% do conteúdo é de aulas práticas.