Médico na prática da pós-graduação durante cirurgia junto de equipe

A especialização é um caminho essencial para que o médico, na prática, possa ampliar suas possibilidades de carreira. Os cursos de pós-graduação em Medicina disponíveis no mercado nacional e internacional contam com carga teórica e prática, quase sempre com ênfase maior em uma delas. As opções que priorizam a abordagem prática se destacam, particularmente, pois oferecem ao aluno uma experiência robusta de executar no dia a dia tudo aquilo que ele precisará fazer profissionalmente no futuro.

Principais vantagens da especialização com foco nas aulas práticas

A possibilidade de praticar bastante durante as aulas dá ao médico residente uma vantagem significativa, pois ele adquire confiança e familiaridade com o ofício antes mesmo de começar a atuar profissionalmente como especialista. Isso tende a colocá-lo na frente de outros médicos que fizeram pós-graduação com conteúdo prático menor na busca por melhores posições no mercado de trabalho. 

Além disso, o médico em especialização atua dentro de ambiente hospitalar, mantendo contato direto com pacientes e equipe médica no dia a dia. Portanto, sua atuação nas aulas práticas é ativa, já que executa etapas concretas do atendimento, como: 

  • Realizar acompanhamento ambulatorial pré e pós-cirurgia;
  • Diagnosticar e tratar complicações;
  • Realizar consultas;
  • Promover a integração de equipes multidisciplinares na assistência aos pacientes.

Pós-graduação no Brasil tem foco no aprendizado do médico na prática

No Brasil, os cursos de especialização em Medicina são, no geral, mais focados na prática médica, ainda mais se comparados com a pós-graduação oferecida no exterior, que tende a privilegiar mais a teoria. Inclusive, esse contraste acaba sendo um diferencial para os cursos brasileiros, já que eles podem se tornar opções interessantes para os médicos formados em universidades estrangeiras, tendo em vista que entregam uma vantagem que nem sempre é comum lá fora.

Os médicos formados no exterior (estrangeiros ou não) que desejam fazer especialização no Brasil não serão meros observadores nas aulas, muito pelo contrário. Afinal, segundo a legislação do país, eles podem realizar todos os procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos previstos no projeto do curso, desde que sejam supervisionados pelo preceptor indicado pela coordenação da pós-graduação e estejam devidamente matriculados no Ministério da Educação (MEC) e registrados no Conselho de Medicina.

Revalida não é necessário para que médicos estrangeiros façam especialização no Brasil

Além disso, vale ressaltar que os médicos estrangeiros e brasileiros formados fora do Brasil não precisam ter feito ou ter sido aprovados na prova do Revalida para cursarem uma pós-graduação no país. O exame é exigido apenas nos casos dos médicos graduados no exterior que desejam passar a atuar profissionalmente no mercado nacional. Apesar da especialização no Brasil ter, no geral, muitas aulas práticas, isso não é levado em conta para o Revalida, já que é um momento de aprendizado e não do ofício em si.

Conheça a BS School of Biomedicine

Se você procura por cursos de pós-graduação em medicina de excelência no Brasil voltados para médicos estrangeiros, vale a pena conhecer a BS School of Biomedicine. A instituição oferece programas internacionais de pós-graduação e especialização no formato de residência médica que seguem a legislação brasileira.

Todos os cursos são desenvolvidos em parceria com universidades nacionais e cadastrados e aprovados no Ministério da Educação (MEC), o que significa que, ao se graduar em um deles, você poderá fazer a validação do diploma em seu país de origem. As aulas são presenciais, sendo que mais de 80% delas são práticas.

Ao escolher a BS School of Biomedicine, você terá um CRM provisório de médico no Brasil, visto que os cursos são reconhecidos pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (CRM/RJ). Dessa maneira, é possível atuar nos hospitais em que os cursos estão vinculados, com todas as práticas do projeto garantidas. Por fim, vale ressaltar que os cursos seguem a metodologia “hands on”, que estimula o aprendizado do médico, na prática.