Em cada canto do mundo as especializações médicas mais procuradas variam bastante, já que as diferentes realidades culturais, sociais e econômicas geram escolhas e demandas específicas. Enquanto médicos de determinado país podem, no geral, buscar mais pela residência em Cirurgia Geral, por exemplo, profissionais de uma nação vizinha podem estar mais focados em uma área completamente diferente, como Dermatologia. A comparação das listas de especialidades mais populares de cada nação deixa isso bem evidente.
Especializações médicas nos países da América Latina
Somente entre países da América Latina é possível enxergar distinções claras nas listas de cursos de pós-graduação mais procurados por médicos nacionalmente. Para ter uma dimensão mais clara deste contexto no recorte particular latino-americano, vale observar as especializações médicas mais procuradas no Brasil e em outros cinco países do continente, elencadas por ordem de popularidade.
Brasil
Segundo o estudo Demografia Médica no Brasil 2023, a residência médica mais procurada no Brasil é a Clínica Médica. O Top 3 é completado, respectivamente, por Pediatria e Cirurgia Geral. A pesquisa evidencia um fato curioso: as oito especialidades mais buscadas no país representam juntas mais da metade do total de especialistas registrados em território nacional.
Confira, a seguir, as 10 especializações médicas mais procuradas no Brasil:
- Clínica Médica
- Pediatria
- Cirurgia Geral
- Ginecologia e Obstetrícia
- Anestesiologia
- Ortopedia e Traumatologia
- Medicina do Trabalho
- Cardiologia
- Oftalmologia
- Radiologia e Diagnóstico por Imagem
Equador
No Equador, por sua vez, a lista já muda significativamente. Segundo um estudo do Instituto Nacional de Estadística y Censos (INEC), as três especialidades médicas mais procuradas no país são as seguintes: Clínica Médica, Cirurgia Geral e Ginecologia e Obstetrícia.
Veja, a seguir, o Top 10, das 35 especialidades mostradas no estudo:
- Clínica Médica
- Cirurgia Geral
- Ginecologia e Obstetrícia
- Anestesiologia
- Pediatria
- Traumatologia
- Medicina Interna
- Cardiologia
- Outros médicos*
- Urologia
- Gastroenterologia
*O estudo só classificou 35 especialidades médicas, contando com “Outros médicos”. Esta representa a junção das demais especialidades não citadas.
Colômbia
Já na Colômbia, as especializações médicas são divididas em clínicas e cirúrgicas. Dentre as clínicas, as com maior oferta de médicos são as seguintes: Medicina Interna, Pediatria e Anestesiologia. As especialidades cirúrgicas mais procuradas, por sua vez, são: Ginecologia e Obstetrícia, Cirurgia Geral e Ortopedia e Traumatologia. Os dados são provenientes de um levantamento feito para a defesa de mestrado de Luis Fernando Ochoa Zuluaga, pela Universidad del Rosario (Análisis sobre la cantidad de especialistas en el sistema de salud colombiano y la incidencia de los cupos de residencia medica sobre estos).
Confira, abaixo, o Top 5 de cada um dos segmentos:
Clínicas
- Medicina Interna
- Pediatria
- Anestesiologia
- Psiquiatria
- Dermatologia
Cirúrgicas
- Ginecologia e Obstetrícia
- Cirurgia Geral
- Ortopedia e Traumatologia
- Oftalmologia
- Cirurgia Plástica
Peru
No Peru, as especialidades médicas mais buscadas também são divididas por segmentos no estudo “Oferta y demanda de médicos especialistas en los establecimientos de salud del ministerio de salud: brechas a nivel nacional, por regiones y tipo de especialidad” (“Oferta e demanda de médicos especialistas nos estabelecimentos do Ministério da Saúde: lacunas de nível nacional, por região e tipo de especialização”, em tradução livre). Dentre as especialidades clínicas, o curso de Pediatria é o mais procurado pelos médicos peruanos. Já nas especialidades cirúrgicas, destaca-se a Cirurgia Geral. No campo Apoio ao Diagnóstico, a especialidade com mais médicos registrados é a Radiologia.
Mais especialidades médicas de destaque no Peru:
Clínicas
- Pediatria
- Ginecologia e Obstetrícia
- Medicina Interna
Cirúrgicas
- Cirurgia Geral
- Anestesiologia
- Traumatologia
Apoio ao Diagnóstico
- Radiologia
República Dominicana
De acordo com o número de inscritos nas residências médicas de 2024, veiculado no portal oficial de saúde pública do governo do país, as especializações médicas mais procuradas na República Dominicana são Medicina Interna e Anestesiologia. Os dados podem ser vistos na página Dirección General de Residencias Médicas | Concurso de Residencias Médicas | Reporte de Ganadores Año 2024.
Confira, a seguir, o Top 5 especialidades médicas mais procuradas na República Dominicana:
- Medicina Interna
- Anestesiologia
- Cirurgia Geral
- Medicina de Emergência
- Medicina Familiar e Comunitária
México
De acordo com estudo realizado pela Universidad Autónoma Metropolitana (UAM), chamado “El campo médico en México. Hacia un análisis de sus subcampos y sus luchas desde el estructuralismo genético de Bourdieu” (“O campo médico no México. Rumo a uma análise dos seus subcampos e lutas a partir do estruturalismo genético de Bourdieu”, em tradução livre), as especialidades médicas mais procuradas no México são Medicina Interna e Cirurgia Geral.
O Top 5 é completado da seguinte forma:
- Medicina Interna
- Cirurgia Geral
- Otorrinolaringologia
- Oftalmologia
- Ortopedia e Traumatologia
Conheça a BS School of Biomedicine
Se você é formado em Medicina em algum desses países da América Latina — ou mesmo em outros lugares — e tem o sonho de fazer especialização médica no Brasil, venha conhecer a BS School of Biomedicine! A instituição oferece programas internacionais de pós-graduação e especialização nas mais variadas áreas da Medicina.
Os cursos funcionam no formato de residência médica, seguem a legislação brasileira, contam com a parceria de universidades nacionais e são cadastrados e aprovados no Ministério da Educação (MEC) — o que te permite fazer a validação do diploma em seu país de origem.
Além disso, você recebe um CRM provisório de médico para atuar no Brasil, já que os cursos são reconhecidos pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (CRM/RJ). Assim, é possível fazer todas as práticas do projeto, nos hospitais em que os cursos estão vinculados.
Não há necessidade de certificações mais complicadas, como o Revalida ou o Celpe-Bras. Basta apresentar um diploma comprovando a graduação em Medicina em seu país de origem para ter acesso aos cursos da BS.
Vale, ainda, ressaltar que as aulas são presenciais e que a metodologia utilizada é a “hands on”, que estimula a aprender fazendo (mais de 80% do conteúdo é de prática).