Especialista em endoscopia e colonoscopia tratando paciente em clínica

Endoscopia e colonoscopia são exames que permitem ver e avaliar alguns órgãos internos do corpo. Enquanto a endoscopia é indicada para investigar problemas na parte superior do aparelho digestivo (esôfago, estômago e duodeno), a colonoscopia é recomendada para pacientes que apresentam sintomas ligados ao intestino grosso e a uma parte do intestino delgado. Para se especializar em ambos, o médico pode se beneficiar da pós-graduação em Endoscopia, mas não apenas dela.

Exame de colonoscopia pode ser aprendido em três especialidades

Apesar de só levar o nome de um dos exames, a residência médica de Endoscopia tem no seu programa competências associadas também à colonoscopia. Sendo assim, o médico endoscopista em formação se especializa tanto em endoscopia quanto em colonoscopia. Além do endoscopista, os profissionais com pós-graduação em Coloproctologia e Gastroenterologia podem indicar e realizar o exame de colonoscopia.

Pós-graduação em Gastroenterologia não costuma abordar colonoscopia

Na especialização em gastroenterologia, há bastante conteúdo sobre endoscopia, o que pode ser visto no programa da residência médica da especialidade divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). Porém, durante o curso, o médico não costuma lidar com a colonoscopia. Sendo assim, ele precisa de outras especializações para estar apto a atuar com este exame na sua rotina profissional em clínicas.

Colonoscopia na residência de Endoscopia

No primeiro ano da especialização em Endoscopia, é esperado que o médico participe e compreenda o exame de colonoscopia. Já no segundo e último ano do curso, é exigido que ele domine a técnica manual da colonoscopia (manobras de progressão, retificação, intubação da válvula ileocecal e retrovisão) e participe e compreenda a avaliação de endometriose acessível por orifício natural (colonoscopia e ecoendoscopia).

Endoscopia e colonoscopia na especialização em Coloproctologia

Durante a pós-graduação em Coloproctologia, o médico em especialização desenvolve conhecimentos sobre colonoscopia diagnóstica, manuseio de aparelhos relacionados aos procedimentos endoscópicos e de colonoscopia, além de domínio e realização de procedimentos terapêuticos via colonoscopia. Também são abordadas questões ligadas à endoscopia, como indicar, realizar e interpretar laudos de exames diagnósticos endoscópicos e executar procedimentos endoscópicos simples e complexos.

Conheça a BS School of Biomedicine

Vale frisar que a especialização em Endoscopia, no Brasil, pode ser feita também por médicos estrangeiros, desde que estes apresentem um diploma comprovando a graduação em Medicina em seu país de origem. Não há necessidade de certificações mais complicadas, como o Revalida ou o Celpe-Bras. Portanto, se você é médico do exterior e deseja se especializar em Endoscopia no território brasileiro, conheça a BS School of Biomedicine!

A instituição oferece programas internacionais de pós-graduação e especialização nas mais variadas áreas da Medicina, com cursos que funcionam no formato de residência médica, seguem a legislação brasileira e contam com parceria de universidades nacionais. Além disso, os cursos são cadastrados e aprovados no Ministério da Educação (MEC), o que te permite fazer a validação do diploma em seu país de origem.

Você recebe, ainda, um CRM provisório de médico para atuar no Brasil, tendo em vista que os cursos são reconhecidos pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (CRM/RJ). Dessa forma, é possível fazer todas as práticas do projeto, nos hospitais em que os cursos estão vinculados.
As aulas são presenciais e a metodologia utilizada é a “hands on”, que estimula a aprender fazendo (mais de 80% do conteúdo é de prática).