Ginecologia e Obstetrícia

Sobre a Pós-graduação

Objetivo

Possibilitar o aprendizado teórico e prático de todas as áreas da Ginecologia e Obstetrícia, com competências que o permitam a dirimir as situações, os problemas e os dilemas na área, e dominar a realização dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos da especialidade.

A Ginecologia e Obstetrícia é uma especialidade médica responsável pela saúde reprodutiva da mulher e para o tratamento de complicações obstétricas, incluída a prática cirúrgica. Basicamente, o profissional lida com problemas relacionados às distopias genitais, às doenças infecto contagiosas, à fertilidade, à gestação, à menstruação, ao sexo e aos cânceres do aparelho genital. O profissional tem a responsabilidade que inclui orientação, prevenção, diagnóstico, e acompanhamentos de doenças.

O organismo da mulher é complexo e por isso a Ginecologia e Obstetrícia é uma das especialidades mais procuradas e uma das grandes áreas da Medicina. Por tudo isto, a formação de especialistas em Ginecologia e Obstetrícia reveste-se de enorme importância para a saúde pública dos países latino-americanos.

Metodologia

O curso e as disciplinas teóricas foram estruturados para 6 (seis) semestres. As atividades práticas hospitalares se darão sob a supervisão de professores e médicos preceptores. O curso compreende 8% de sua carga horária em atividades teóricas, sob a forma de aulas teóricas, e 92% de práticas realizadas no hospital, atividades práticas acadêmicas e atividades práticas em docência. Os médicos pós-graduandos devem apresentar um projeto de investigação na especialidade, que deverá ser aprovado pelo responsável médico indicado para ser orientador do projeto.

O que você irá aprender?

  1. Implantar novos serviços de Ginecologia e Obstetrícia;
  2. Gerenciar serviços de Ginecologia e Obstetrícia;
  3. Prescrever vacinas;
  4. Dominar as bases do atendimento obstétrico de baixo e alto risco e complicações frequentes durante a gravidez, o trabalho de parto, parto e puerpério;
  5. Fazer o atendimento em sala de parto e orientar as mães puérperas no ambiente hospitalar;
  6. Reconhecer as situações ginecológicas e obstétricas que requeiram atendimento de urgência e emergência;
  7. Aprimorar a relação médico-paciente, incluindo o processo assistencial de acolhimento, acompanhamento clínico hospitalar e ambulatorial, alta hospitalar e orientação pós-alta;
  8. Diagnosticar e tratar as doenças mais frequentes e saber distinguir sua gravidade para indicar o nível de complexidade adequado para seu atendimento;
  9. Reconhecer a importância do Programa Nacional de Imunizações na prevenção de doenças;
  10. Identificar e avaliar os principais temas de saúde na comunidade em que vive;
  11. Conhecer o estado da arte em relação a um Programa de Imunizações e aplicá-lo aos pacientes de quem cuidará;
  12. Contribuir e valorizar a assimilação da cultura de segurança do paciente entre os profissionais e serviços de saúde no país.

Público-alvo

Graduados em Medicina formados em universidades estrangeiras.

Informações Gerais

Documentação Necessária

  • Título de graduação em Medicina 
  • Passaporte
  • Ficha de inscrição preenchida e assinada
  • CPF (caso já possua)
  • Histórico universitário
  • Currículo
  • Comprovante de pagamento da inscrição

Coordenação

Dra. Carla Antunes Manhães

CRM 52.63477-8

  • Especialista em implantes hormonais, terapia de reposição hormonal e métodos contraceptivos (DIU e Implanon)

Acesse este curso no MEC:

Outros cursos:

Inscreva-se