Médicos estrangeiros que pesquisam sobre pós-graduação em Medicina no Brasil podem considerar o país como um destino viável para isso. Afinal, há instituições de ensino que abrem as portas para alunos de outras nacionalidades ou que, até mesmo, destinam suas vagas majoritariamente para esse público específico. Por mais que se especializar fora de sua terra natal possa parecer algo complexo e desafiador, as exigências feitas nesse contexto pelos cursos brasileiros costumam ser relativamente simples.
O que é exigido dos médicos estrangeiros que desejam fazer pós-graduação em Medicina no Brasil?
A única questão burocrática que médicos estrangeiros precisam se preocupar em resolver para vir fazer residência médica no Brasil é apresentar um diploma oficial de conclusão da graduação em Medicina no seu país de origem. Não é necessário realizar exames ou apresentar aprovações para esta finalidade. A prova do Revalida, por exemplo, só é exigida nos casos de médicos estrangeiros que já se especializaram e desejam seguir atuando profissionalmente no Brasil.
Revalida e certificado de proficiência em língua portuguesa não são cobrados
Nem mesmo é obrigatório apresentar o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) para vir ao Brasil fazer pós-graduação. Contudo, é importante já ter ou, pelo menos, buscar ter um conhecimento mínimo do idioma o quanto antes, pois isso influencia bastante na compreensão das aulas e na absorção do conteúdo ensinado. Fora que saber se comunicar no idioma local ajuda muito na vida cotidiana do estrangeiro que mora em outro país, de modo geral.
Carga prática elevada é diferencial de pós-graduação no Brasil
No caso dos médicos formados em outros países da América Latina, o grande diferencial de fazer uma especialização médica no Brasil é a carga prática elevada. Por aqui, o percentual de aulas práticas costuma ser significativamente maior do que nas nações vizinhas. Essa abordagem é muito importante para dar confiança aos especialistas em formação, já que permite que eles se familiarizem com o ofício antes de começarem a atuar profissionalmente de forma plena.
Conheça a BS School of Biomedicine
Se você é médico formado no exterior e tem o desejo de fazer um curso de pós-graduação em Medicina no Brasil, vale a pena conhecer a BS School of Biomedicine. A instituição oferece programas internacionais de pós-graduação e especialização nas mais variadas áreas da Medicina.
Os cursos funcionam no formato de residência médica, seguem a legislação brasileira, contam com a parceria de universidades nacionais e são cadastrados e aprovados no Ministério da Educação (MEC) — o que te permite fazer a validação do diploma em seu país de origem.
Você recebe, ainda, um CRM provisório de médico para atuar no Brasil, já que os cursos são reconhecidos pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (CRM/RJ). Dessa forma, é possível fazer todas as práticas do projeto nos hospitais em que os cursos estão vinculados.
As aulas são presenciais e a metodologia utilizada é a “hands on”, que estimula a aprender fazendo (mais de 80% do conteúdo é de prática).