Segundo o programa divulgado pelo Ministério da Saúde (MEC), a especialização em Cirurgia Bariátrica, no Brasil, tem duração de dois anos e pode ser acessada por médicos que concluíram residência em Cirurgia do Aparelho Digestivo ou Cirurgia Geral. O curso visa treinar e capacitar o médico especialista não apenas para executar a cirurgia bariátrica, mas também para realizar o diagnóstico, indicação e tratamento cirúrgico da obesidade e suas comorbidades.
Objetivos específicos do curso de especialização
Também é esperado que o profissional em especialização se torne apto a analisar se há necessidade de cirurgia e quais as opções não operatórias, além de conduzir o preparo pré-operatório e dominar os cuidados exigidos após a cirurgia bariátrica e metabólica. Ao longo da pós-graduação, o médico deve, ainda, conseguir executar de forma progressiva, independente e segura todos os procedimentos cirúrgicos associados a cada um dos anos do treinamento.
Entendendo a cirurgia bariátrica
Vale ressaltar que a cirurgia bariátrica consiste na remodelação do estômago, de modo que sua capacidade de receber alimentos é reduzida. Dessa forma, a quantidade de calorias absorvidas diminui significativamente, o que contribui para a perda de peso. Considerado bastante invasivo, este procedimento é indicado em casos de obesidade importante, quando outras formas de tratamento para redução de peso foram tentadas anteriormente, mas sem sucesso.
Início da residência em cirurgia bariátrica
No primeiro ano da residência, o aluno deve desenvolver noções básicas e fundamentais do tratamento de obesidade, assim como competências de teoria e prática da cirurgia bariátrica e metabólica. Sendo assim, é preciso, por exemplo, ser capaz de analisar a fisiopatologia da obesidade e doença metabólica em suas diferentes dimensões, bem como compreender as técnicas cirúrgicas para obesidade aprovadas no Brasil e no exterior.
Mais temas abordados no primeiro ano de pós-graduação em cirurgia bariátrica:
- Dominar a indicação e contraindicação do tratamento cirúrgico, com base nas diretrizes nacionais, internacionais e na conveniência operatória;
- Conduzir e liderar o preparo pré-operatório, conhecendo o aspecto multidisciplinar, interagindo com os outros profissionais da equipe durante o processo;
- Dominar o início do procedimento cirúrgico bariátrico por laparotomia ou laparoscopia, escolhendo o material adequado para cada procedimento;
- Entender os tempos cirúrgicos das principais operações bariátricas e metabólicas;
- Dominar a indicação e interpretação de exames de imagem e endoscópicos no pré e pós-operatório.
Conclusão do curso de cirurgia bariátrica
Já no segundo e último ano da pós-graduação, o médico entra em contato com atividades ainda mais desafiadoras, com mais responsabilidades e um grau de profundidade maior. Nesta etapa, é preciso, por exemplo, tomar decisões sob condições adversas na emergência e no intraoperatório, mantendo controle emocional e equilíbrio nas ações. É importante, ainda, demonstrar conhecimento e liderança, para minimizar eventuais complicações e conflitos.
Outras competências exigidas ao final do curso de especialização:
- Demonstrar habilidades técnicas em cirurgia bariátrica;
- Dominar as complicações tardias dos procedimentos de cirurgia bariátrica;
- Realizar o procedimento completo de Bypass gástrico por videolaparoscopia;
- Dominar a indicação e execução de procedimentos cirúrgicos revisionais;
- Produzir um artigo científico, utilizando o método de investigação adequado, e apresentá-lo em congresso médico ou publicar em revista científica, ou apresentar publicamente em forma de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Residência médica em Cirurgia Bariátrica no Brasil pode ser feita por médicos estrangeiros
O curso de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, assim como os de várias outras especialidades médicas, pode ser feito no Brasil por médicos formados no exterior, sejam eles estrangeiros ou não. A única exigência é demonstrar que concluiu a graduação de Medicina, por meio de documentos oficiais. Não é preciso ter aprovação no Revalida nem o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa (Celpe-Bras) para fazer pós-graduação na área médica em território nacional.
Conheça a BS School of Biomedicine
Sendo assim, se você é médico estrangeiro e quer se especializar em cirurgia bariátrica no Brasil, vale a pena conhecer a BS School of Biomedicine. A instituição oferece programas internacionais de pós-graduação e especialização nas mais variadas áreas, no formato de residência médica, seguindo a legislação brasileira e com a parceria de universidades nacionais. Os cursos são cadastrados e aprovados no Ministério da Educação (MEC), o que te permite fazer a validação do diploma em seu país de origem, ao se graduar.
Você ainda pode ter um CRM provisório de médico no Brasil, já que os cursos da BS School of Biomedicine são reconhecidos pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (CRM/RJ). Isso te permite atuar em todas as práticas do projeto, nos hospitais em que os cursos estão vinculados. Outros pontos de destaque: as aulas são presenciais e a metodologia utilizada é a “hands on”, que estimula a aprender fazendo (mais de 80% do conteúdo é de prática).
Fonte: Ministério da Saúde