Habilitar médicos na área da Urologia clínica e cirúrgica com competências que os capacitem a dirimir as situações, os problemas e os dilemas na área da Urologia e dominar a realização dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos da especialidade, assim como conhecer as opções não operatórias e desenvolver um pensamento crítico-reflexivo em relação à literatura médica, tornando-o progressivamente responsável e independente.
Metodologia
Os conteúdos do curso de pós-graduação em Urologia são desenvolvidos com foco na prática, com mais de 80% do curso com atividades práticas em Hospitais Conveniados e no Centro Médico Cadeg. Assim sendo, o ambiente de aprendizagem proporciona um ensino dinâmico, realista e eficiente.
O pós-graduando aprende com a técnica “hands on”, ou seja, mão na massa. É a prática levada a sério, para a sua completa capacitação.
O que você irá aprender?
1. Desenvolver a correta técnica de anamnese, exame físico e raciocínio clínico; 2. Aprimorar a relação médico paciente, incluindo o processo assistencial da admissão, acompanhamento clínico, alta hospitalar e orientação pós-alta; 3. Atender pacientes ambulatoriais com doenças urológicas; 4. Internar e acompanhar pacientes internados com doenças urológicas; 5. Proceder procedimentos de vasectomia, hidrocele, postectomia, cistoscopia, urodinâmica, eletrocoagulação de lesões cutâneas, e todos os elencados como de pequeno porte para especialidade; 6. Realizar cirurgias de maior complexidade; 7. Realizar procedimentos endoscópicos e videolaparoscopia; 8. Desenvolver capacidade de gerenciar serviços hospitalares em urologia; 9. Planejar e executar programas e projetos orientados para serviços urológicos; 10. Desenvolver competências e habilidades para a autonomia acadêmica (auto aprendizado) e da educação continuada; 11. Desenvolver competências e habilidades para trabalhar em equipes multidisciplinares da saúde; 12. Realizar pesquisas cientificas e ou de revisão de literatura voltadas para geração e divulgação de conhecimentos e tecnologias orientadas a urologia; 13. Aplicar os princípios e valores éticos médicos e humanistas com os pacientes, a família e na sociedade como um todo, com atenção aos marcos legais.