O Rio de Janeiro e algumas cidades da sua região metropolitana estão entre os municípios com maior densidade populacional no país. Essa realidade resulta em uma alta demanda por atendimentos na área da Saúde para quem decide fazer uma especialização em Odontologia ou estudar Medicina no Brasil. Para garantir ampla vivência prática aos nossos pós-graduandos, mantemos parcerias com diversos hospitais, centros de saúde e clínicas do estado do Rio de Janeiro tanto da rede pública quanto da privada.
O Sistema Único de Saúde (SUS) garante o acesso universal e gratuito aos mais diversos serviços de saúde no Brasil. O SUS promove consultas, exames (laboratoriais e de imagem), cirurgias, pré-natal e parto para gestantes, vacinação, atendimento de urgência e emergência, transplante de órgãos e muito mais. Conheça os hospitais e centros de saúde que possuímos convênios e que são de caráter público, e, portanto, fazem parte do SUS:
Com mais de 80 anos de história, o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti, também conhecido como HEMORIO, é um hemocentro e um banco de sangue. Ao receber uma média de 350 doadores de voluntários por dia, ele abastece com sangue e derivados cerca de 200 unidades de saúde do estado. O trabalho do HEMORIO já foi reconhecido internacionalmente pela Associação Americana de Bancos de Sangue AABB e pela Joint Commission International.
Presta atendimento médico-assistencial e exames complementares de qualidade aos militares ativos e inativos, seus dependentes e pensionistas do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro (CBMERJ). Também promove atividades de prevenção de saúde junto à corporação e à comunidade. A unidade possui 183 oficiais, 407 praças e 30 civis para dar atendimento hospitalar a cerca de 80 mil pessoas.
Acolhe pacientes em clínica médica com doenças de média e baixa complexidade provenientes da Rede Pública de Saúde. O Hospital Estadual Anchieta (HEAN) é caracterizado como hospital de retaguarda, em regime de internação. Sendo assim, busca viabilizar a desocupação de leitos nos grandes hospitais da rede pública de saúde. Dispõe de enfermarias e UTI Adulto.
Inaugurado em 1937, o Hospital Estadual Carlos Chagas é um centro de urgência e emergência que atende cerca de 40 mil pessoas por ano em clínica médica e cirúrgica. Conta com 197 leitos, sendo 30 de UTI, e mais de 2 mil profissionais.
Vinculado ao Ministério da Saúde, o Hospital Federal de Bonsucesso (HFB) é um complexo hospitalar administrado pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC) desde outubro de 2024. A unidade possui um ambulatório com mais de 86 salas e 56 especialidades.
Municipalizado pela prefeitura do Rio de Janeiro em 2024, o Hospital Federal do Andaraí (HFA) é uma unidade de alta e média complexidade. Possui serviços ambulatoriais e de internação de diversas especializações médicas. Também possui o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), um suporte a grandes traumas que atende pacientes até a intervenção cirúrgica.
Inaugurado em 1935, ele é o maior centro de referência em Pediatria do sistema público de saúde no estado do Rio de Janeiro. O Hospital Municipal Jesus (HMJ) possui atendimento ambulatorial, realiza cirurgias neonatais e pediátricas e ainda faz o tratamento intensivo de diversas doenças, incluindo infecciosas, parasitárias e HIV. O hospital possui uma gama de especialidades para o tratamento de pacientes infantis, incluindo cardiologia, dermatologia, oftalmologia e otorrinolaringologia.
O Hospital Municipal Nossa Senhora do Loreto (HMNS Loreto), na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, é especializado em pediatria e referência para tratamento das fissuras labiopalatinas, e atende diversas outras especialidades médicas, como Anestesiologia, Cardiologia e Otorrinolaringologia.
Inaugurado em 1940, o Hospital Municipal Rocha Faria possui serviço de cirurgia geral e de atendimento ambulatorial de cirurgia vascular e centro cirúrgico. Possui, ainda, ala de internação hospitalar e maternidade. Atualmente, a unidade atende cerca de 20 mil pessoas por mês e é referência na Zona Oeste do Rio de Janeiro, em Campo Grande.
Em funcionamento desde 1907 no centro do Rio de Janeiro, o Hospital Municipal Souza Aguiar possui mais de 2 mil funcionários e quase 600 médicos, atendendo cerca de 75 mil atendimentos por ano. A unidade possui 374 leitos e dispõe de vários serviços especializados.
Extensão da rede municipal de saúde do Rio de Janeiro, o Super Centro Carioca de Saúde é um complexo de saúde pública moderno, eficiente e acessível que oferece consultas, exames e procedimentos à população carioca com boa qualidade e tecnologia de ponta.
O hospital possui uma estrutura moderna de quatro andares e é equipado com 63 leitos para clínica médica, 20 leitos para enfermaria oncológica, 22 leitos de CTI e laboratórios. Conta, ainda, com tratamentos nas áreas de Oncologia e Hemodinâmica.
Localizado em Nilópolis, o HTO Baixada é destinado a tratamentos de Traumatologia e Ortopedia de média e alta complexidade, além do tratamento de queimaduras. Lá são realizados exames laboratoriais e de imagens, consultas ambulatoriais e assistência pré e pós-operatória de cirurgias ortopédicas.
Referência em saúde pública na Baixada Fluminense, o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) faz uma média de 18 mil atendimentos mensais, 1.200 internações, 610 cirurgias e 1.050 altas.
O Brasil possui redes de saúde privadas, filantrópicas ou não, que estão entre as melhores da América Latina. O país possui também diversas clínicas com atendimento altamente especializado, o que garante um excelente aprendizado para alunos de pós-graduação em Medicina e em Odontologia. Também é importante ressaltar que parte do atendimento do SUS é feito em parceria com instituições privadas, ampliando a rede de atendimento público à população. Saiba mais sobre as principais unidades privadas conveniadas, onde nossos alunos também realizam atividades práticas:
Realiza atendimentos do SUS através do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), que foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde. Possui como foco o atendimento de Dermatologia, realizando não apenas consultas ambulatoriais de pele, couro cabeludo e unhas, como também pequenas cirurgias dermatológicas.
Fundada em meados do século XVI, a Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro é uma instituição tradicional de assistência médico-hospitalar da cidade, propriedade da Irmandade de Nossa Senhora da Misericórdia e Santa Isabel, uma associação pública de fiéis católicos.
Localizado em Santa Cruz, bairro da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro, o Hospital Cemeru conta com centro cirúrgico de referência que realiza cirurgias de alta complexidade, tais como: cirurgias cardíacas, correções de hérnias abdominais, revascularização miocárdica e neurocirurgias.
O hospital é formado por mais de 400 médicos, possui ambulatório para 15 especialidades e conta com serviços complementares necessários ao atendimento e diagnóstico médico dos pacientes, como exames laboratoriais e de imagem. Com quatro séculos de existência, o hospital é, desde 2011, um projeto liderado pelos frades da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, instituição que administra mais de 70 obras assistenciais na área da saúde.
Clínica de alergia, imunologia, dermatologia e cosmiatria, com unidades nas zonas Sul, Norte e Centro do Rio de Janeiro. Possui equipamentos modernos e realiza testes e exames.
Empresa especializada em problemas de pele, cabelo, pelo, unha e Medicina Estética (Cosmiatria), incluindo cirurgias dermatológicas. Possui espaço moderno e bem equipado e conta com dermatologistas experientes e qualificados, integrantes da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
O instituto realiza procedimentos estéticos e de saúde e oferece serviços de alta qualidade que combinam expertise e conhecimentos médicos avançados, tecnologia de ponta e atendimento de excelência. Possui time de médicos cirurgiões plásticos especializados nas mais diversas áreas (mamoplastia, rinoplastia, ninfoplastia, lifting e muitas outras).
Fundada em 1977 no Rio de Janeiro, a Rede D’Or é a maior empresa de saúde da América Latina, com presença em todas as regiões do país. Conta com mais de 87 mil médicos capacitados para oferecer atendimento médico de excelência em diversas especialidades.