Formar e habilitar médicos especialistas na área de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, com competências para atuação em todas as modalidades de imagens médicas e respectivas técnicas intervencionistas, minimamente invasivas para diagnósticos e terapias.
Metodologia
Os conteúdos do curso de pós-graduação em Radiologia e Diagnóstico por Imagem são desenvolvidos com foco na prática, com mais de 90% do curso com atividades práticas em Hospitais Conveniados. Assim sendo, o ambiente de aprendizagem proporciona um ensino dinâmico, realista e eficiente.
O pós-graduando aprende com a técnica “hands on”, ou seja, mão na massa. É a prática levada a sério, para a sua completa capacitação.
O que você irá aprender?
1. Dominar a realização, indicação e interpretação da Radiologia Geral e Contrastada, Ultrassonografia, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Mamografia e Densitometria Óssea; 2. Dominar o manejo das urgências em Radiologia; 3. Dominar os princípios fundamentais da física das radiações, da radiobiologia, da proteção radiológica, do controle de qualidade e da farmacologia aplicada aos meios de contraste; 4. Dominar os conceitos básicos de ciências da computação aplicada à imagem (Processamento, Arquivo, Comunicação e Teleradiologia); 5. Ter proficiência na execução, interpretação e elaboração de relatórios de exames dos diversos métodos de diagnóstico por imagem em sua aplicação clínica nas seguintes áreas: Cardíaca e Vascular, Tórax, Cabeça e Pescoço, Gastrointestinal, Geniturinária, Ginecologia e Obstetrícia, Mamária, Musculoesquelética, Neuroradiologia, Pediatria, Emergência, Radiologia Intervencionista; 6. Dominar o conhecimento anatômico das estruturas envolvidas no estudo específico. Compreender e analisar a patologia e patofisiologia relacionadas à radiologia diagnóstica e intervencionista; 7. Dominar os principais métodos de imagem envolvidos na investigação das doenças e síndromes mais prevalentes em cada sistema, bem como escolher o método mais adequado para investigação das doenças e síndromes mais prevalentes em cada sistema; 8. Dominar o protocolo de exame apropriado para cada investigação. Avaliar a indicação e realizar as intervenções guiadas por métodos de imagem mais comuns para cada sistema; 9. Dominar a elaboração de relatórios radiológicos e comunicar resultados para médicos e pacientes; 10. Dominar a identificação de achados urgentes e/ou inesperados em exames de imagem dos diferentes sistemas e comunicá-los oportuna e adequadamente.