Apresentação do Curso
O Curso de Especialização em Implantodontia, busca atender as demandas decorrentes dos crescentes problemas dos edêntulos na população, a qual tem merecido cuidadosa atenção e constante estudo e aperfeiçoamento. Nos países das Américas Central e Sul, foco deste projeto, a diversidade climática, a vulnerabilidade social, e as doenças bucais (dentre elas o edentulismo precoce) possuem alta prevalência na população. Por tudo isto, a formação de especialistas em Implantodontia reveste-se de enorme importância também para a saúde pública dos países latino-americanos. Neste sentido, a especialização se faz necessária para capacitar o odontólogo para um mercado de trabalho crescente e promissor.
Objetivos gerais
Formação de um profissional clinicamente habilitado e cientificamente crítico, por meio de aulas teóricas, laboratoriais e clínicas. Entendimento das bases biológicas, diagnósticos, planejamento e protocolos de tratamento visando a reabilitação estético-funcional de pacientes parcialmente ou totalmente edêntulos.
Objetivos específicos
1. Desenvolver a correta técnica de anamnese, exame físico e raciocínio clínico.
2. Aprimorar a relação cirurgião-Dentista paciente, incluindo o processo assistencial da admissão, acompanhamento clínico.
3. Atender pacientes ambulatoriais com edentulismo parcial ou total e reabilitá-los cirúrgica e protéticamente.
4. Internar e acompanhar pacientes internados com doenças dermatológicas.
5. Proceder ações cirúrgicas, instalação de implantes, enxertos ósseos, enxertos gengivais, bem como, a reabilitação protética dos pacientes operados.
6. Realizar cirurgias de maior complexidade.
7. Desenvolver a capacidade de atendimentos ambulatorias e hospitalares em Implantodontia.
8. Planejar e executar cirurgias e reabilitações protéticas orientadas.
9. Desenvolver competências e habilidades para a autonomia acadêmica (autoaprendizado) e da educação continuada.
10. Desenvolver competências e habilidades para trabalhar em equipes multidisciplinares da odontologia.
11. Realizar pesquisas científicas e ou de revisão de literatura voltadas para geração e divulgação de conhecimentos e tecnologias orientadas à Implantodontia.
12. Aplicar os princípios e valores éticos odontológicos e humanistas com os pacientes, a família e na sociedade como um todo, com atenção aos marcos legais.
Público-alvo
Graduados em Odontologia formados em universidades estrangeiras.
Carga horária
O curso se apresenta estruturado entre 6 a 18 meses e tem uma carga horária total de 1350 horas.
Coordenação
Bruno Brenner Pentagna
Metodologia
Todas as ações e atividades práticas hospitalares serão sempre desenvolvidas sob a supervisão de odontologistas preceptores. A estruturação baseada em pilares teóricos, práticos e dialógicos compreende desde atividades teóricas, sob a forma de aulas teóricas, e de práticas realizadas em centro odontológico, atividades práticas acadêmicas e atividades práticas em docência.
Critério de seleção
O Processo Seletivo envolverá: Apresentação de currículo profissional; carta de apresentação e entrevista ou prova de conhecimento. Para a seleção, faz-se necessário os seguintes documentos: I. Ficha de inscrição preenchida; II. Cópia de cédula de identidade; III. Cópia de cadastro de pessoa física (CPF/MF); IV. Original e cópia do diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação ou demais cursos superiores; V. Original e cópia do histórico escolar; VI. Currículo atualizado; VII. Diploma visado pelo Consulado Brasileiro do país de origem, no caso de estrangeiros; VIII. Comprovação do visto de permanência no Brasil, quando for o caso; IX. Passaporte; X. 02 fotos 3×4.
Documentos Necessários
– Título de graduação em Odontologia
– Passaporte
– Ficha de inscrição preenchida e assinada
– CPF (caso já possua)
– Histórico universitário
– Currículo
– Comprovante de pagamento da inscrição