Preparar profissionais habilitados na especialidade Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, área específica da Cardiologia, cujo curso de pós-graduação é pré-requisito para a extensão em questão. Ao final do curso, é esperado que os alunos sejam capazes de diagnosticar e tratar as principais doenças congênitas, coronárias e estruturais do coração, assim como as demais afecções do aparelho circulatório, por meio de procedimentos endovasculares percutâneos.
Além disso, os cardiologistas em especialização na área de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista devem aprimorar a relação médico-paciente e a integração interdisciplinar e multiprofissional com os colegas de trabalho, buscando sempre a ética e o bom convívio com todos os agentes que compõem o ambiente médico. É imprescindível, ainda, que sejam capazes de se comunicar de forma humanizada, explicando a natureza, gravidade e implicações da doença ao paciente e seus familiares de modo a minimizar traumas e facilitar o tratamento e a sua adesão.
O curso de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista é desenvolvido durante dois anos (quatro períodos), dividido em atividades práticas, aulas teóricas e práticas acadêmicas, em docência e em pesquisa. As aulas teóricas são presenciais e contam com uso de ambiente virtual de aprendizagem (AVA), discussões de estudo de casos, leitura de capítulos de livros e discussão de artigos acadêmicos. Já as atividades práticas são realizadas, em sua maioria, em hospitais e centros de saúde conveniados, sempre sob a supervisão de médicos preceptores.
Ao final do curso, os médicos pós-graduandos devem apresentar um projeto de investigação na área, cujos resultados devem ser apresentados em congresso brasileiro ou internacional da especialidade. O tema da investigação deverá ser aprovado pelo responsável médico indicado para ser orientador do projeto.
Graduados em Medicina em universidades estrangeiras e com especialização em Cardiologia.
Secretário Municipal de Saúde em São João de Meriti
Gestor em Saúde Pública
Médico da Seleção Brasileira de Fut6
Graduado em Medicina pela Universidade Estácio de Sá