Apresentação do Curso
O Curso de Especialização em Harmonização Orofacial, colabora para o melhoramento dos fatores psicológicos e na saúde na qualidade de vida do paciente, e busca atender as necessidades dessa população, a qual tem merecido cuidadosa atenção e constante estudo e aperfeiçoamento. O Conselho Federal de Odontologia (resolução 198/2019, 29 de janeiro de 2019) reconheceu a Harmonização Orofacial (HOF) como especialidade da Odontologia. Esta regulamentação permitiu o crescimento da procura por esta especialidade entre odontologistas. Sendo assim, os cirurgiões-dentistas têm realizado procedimentos para harmonizar dentes, lábios e face como um todo, à luz da legislação vigente. Por tudo isto, a formação de especialistas em Harmonização Orofacial reveste-se de enorme importância também para a saúde na qualidade de vida dos países latino-americanos. Neste sentido, a especialização se faz necessária para capacitar o odontólogo para um mercado de trabalho crescente e promissor.
Objetivos gerais
Capacitar os Odontólogos oferecendo um conhecimento global na reabilitação estético-funcional da face. O conteúdo programático do curso de Pós-Graduação Lato Sensu, Especialização em Harmonização Orofacial é desenvolvido visando um planejamento criterioso dos casos, preparo do paciente, desenvolvimento de técnicas e alternativas de tratamento baseados em evidências e recursos científicos de competência das especialidades de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, Dentística, Ortodontia e Periodontia.
Objetivos específicos
1. Atender as necessidades de conhecimento e atualização dos profissionais da área da Odontologia diante do desenvolvimento científico mundial;
2. Desenvolver ações educativas em saúde que favoreçam a relação da teoria e da prática, com vistas à resolução de problemas e propostas de tratamentos que visem melhor qualidade de vida aos pacientes;
3. Desenvolver pesquisas em saúde com o intuito de ampliar a competência profissional e sua responsabilidade social;
4. Estabelecer o diagnóstico de saúde da realidade local e elaborar o planejamento das ações a serem desenvolvidas no âmbito da promoção, proteção e recuperação da saúde nas diferentes fases do ciclo de vida;
5. Desenvolver habilidades pessoais de comunicação, planejamento e liderança através de apresentações e seminários clínicos.
Público-alvo
Graduados em Odontologia formados em universidades estrangeiras.
Carga horária
O curso se apresenta estruturado entre 6 a 18 meses e tem uma carga horária total de 695 horas.
Coordenação
Bruno Brenner Pentagna
Metodologia
Todas as ações e atividades práticas hospitalares serão sempre desenvolvidas sob a supervisão de odontologistas preceptores. A estruturação baseada em pilares teóricos, práticos e dialógicos compreende desde atividades teóricas, sob a forma de aulas teóricas, e de práticas realizadas em centro odontológico, atividades práticas acadêmicas e atividades práticas em docência.
Critério de seleção
O Processo Seletivo envolverá: apresentação de currículo profissional; carta de apresentação e entrevista ou prova de conhecimento. Para a seleção, faz-se necessário os seguintes documentos: I. Ficha de inscrição preenchida; II. Cópia de cédula de identidade; III. Cópia de cadastro de pessoa física (CPF/MF); IV. Original e cópia do diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação ou demais cursos superiores; V. Original e cópia do histórico escolar; VI. Currículo atualizado; VII. Diploma visado pelo Consulado Brasileiro do país de origem, no caso de estrangeiros; VIII. Comprovação do visto de permanência no Brasil, quando for o caso; IX. Passaporte; X. 02 fotos 3×4.
Documentos Necessários
– Título de graduação em Odontologia
– Passaporte
– Ficha de inscrição preenchida e assinada
– CPF (caso já possua)
– Histórico universitário
– Currículo
– Comprovante de pagamento da inscrição