Formar e permitir que médicos especialistas na área da Cirurgia Plástica Estética e Reconstrutiva atuem tanto no ambulatório como no hospital e que sejam capazes de realizar eficazmente o diagnóstico, a profilaxia e o tratamento clínico e cirúrgico de doenças, afecções e alterações anatômico-funcionais descritas neste programa, bem como desenvolver as capacidades necessárias ao exercício das técnicas cirúrgicas que envolvem a cirurgia plástica do programa em geral.
Metodologia
Os conteúdos do curso de pós-graduação em Cirurgia Plástica são desenvolvidos com foco na prática, com mais de 80% do curso com atividades práticas em Hospitais Conveniados e no Centro Médico Cadeg. Assim sendo, o ambiente de aprendizagem proporciona um ensino dinâmico, realista e eficiente.
O pós-graduando aprende com a técnica “hands on”, ou seja, mão na massa. É a prática levada a sério, para a sua completa capacitação.
O que você irá aprender?
1. Desenvolver e aprimorar habilidades técnicas, raciocínio e a capacidade de tomar decisões na cirurgia plástica; 2. Realizar avaliação pré-cirúrgica do paciente, utilizando o domínio dos conteúdos de informações gerais, do exame clínico do paciente e da interpretação dos exames complementares, contribuindo para a redução do risco operatório; 3. Dominar as Bases da Cirurgia Plástica Geral 4. Estratificar o risco cirúrgico e decidir sobre a possibilidade de realização da cirurgia proposta; 5. Valorizar a significação dos fatores somáticos, psicológicos e sociais que interferem na saúde; 6. Estimar e promover as ações de saúde de caráter preventivo concernentes à segurança do paciente; 7. Promover a integração do médico em equipes multidisciplinares na assistência aos pacientes; 8. Estimular a capacidade de aprendizagem e de participação em programas de educação permanente; 9. Estimular a capacidade crítica e reflexiva da atividade médica, no âmbito da Cirurgia Plástica, considerando-a em seus aspectos científicos, éticos e sociais; 10. Dominar o conhecimento das técnicas cirúrgicas de cirurgia plástica e suas variantes específicas com grau crescente de complexidade no decorrer dos três anos de treinamento; 11. Adquirir e desenvolver capacidade técnica para realizar o procedimento cirúrgico com segurança em todas as suas etapas; 12. Identificar e tratar complicações intra e pós-operatórias; 13. Produzir um artigo científico e ser capaz de apresentá-lo em congresso médico ou submetê-lo ou publicá-lo.