Cirurgia do Joelho, Quadril e Ombro: conheça essas três subespecialidades da Ortopedia e Traumatologia

Cirurgia do Joelho, Quadril e Ombro são subespecialidades da Ortopedia e Traumatologia

Por mais que a pós-graduação em Ortopedia e Traumatologia seja um curso voltado para a formação em uma especialização médica específica, existem algumas subespecialidades da ortopedia relevantes, ligadas ao ato cirúrgico. Áreas do corpo como coluna, pé, tornozelo, cotovelo e mão, tratadas na residência de Ortopedia e Traumatologia, podem ser aprofundadas em outros cursos. Aqui, vamos falar de outras três dessas subespecializações: Cirurgia do Joelho, Cirurgia do Quadril e Cirurgia do Ombro.

Subespecialidades da Ortopedia e Traumatologia

É importante destacar que a residência em Ortopedia e Traumatologia desenvolve uma série de competências cirúrgicas, tanto práticas, quanto teóricas, em abordagens gerais e específicas. Portanto, ao longo dos três anos do curso, os médicos em especialização aprendem a planejar e executar as técnicas cirúrgicas ortopédicas nos diferentes graus de complexidade, progressivamente prevenindo e solucionando as possíveis complicações.

Algumas das principais competências cirúrgicas presentes no programa de pós-graduação:

  • Realizar as rotinas pré-operatórias, garantindo a condução para uma cirurgia segura;
  • Executar e auxiliar cirurgias traumatológicas de urgência de porte variado;
  • Dominar a técnica cirúrgica para a redução e fixação das fraturas dos membros superiores e dos membros inferiores;
  • Realizar procedimentos cirúrgicos de pequeno e médio porte sob supervisão com aprendizado progressivo dos níveis de complexidade cirúrgica.

Inclusive, neste curso também são desenvolvidas técnicas e conhecimentos relacionados ao joelho, quadril e ombro. Confira alguns deles, abaixo:

  • Dominar a indicação e a técnica cirúrgica para as osteotomias no quadril e para as artroplastias primárias;
  • Domínio técnico das osteotomias e das artroplastias do quadril, primária e de revisão;
  • Dominar o diagnóstico e o tratamento do ombro congelado e da instabilidade do ombro;
  • Dominar o diagnóstico e o tratamento das afecções do ombro e do cotovelo e avaliar a técnica cirúrgica das artroplastias (cirurgias) de ombro;
  • Dominar as técnicas cirúrgicas de reconstrução intra e extra-articular dos ligamentos do joelho;
  • Dominar a técnica cirúrgica das osteotomias e artroplastias do joelho.

Cirurgia do quadril

Fundamental especialmente para os grupos de idosos e atletas, que tendem a sofrer mais com condições ortopédicas como artrose (osteoartrite), fraturas e displasia, a cirurgia do quadril atua na articulação acometida de diferentes maneiras, dependendo do nível de comprometimento encontrado. Quando o grau do problema é considerado elevado, é possível que seja indicada uma cirurgia com substituição do quadril por uma prótese artificial (artroplastia total do quadril).

Também há a artroplastia parcial do quadril, quando apenas uma parte do quadril é substituída por uma prótese; a artroscopia do quadril, uma técnica minimamente invasiva que permite avaliar e tratar problemas dentro da articulação com pequenas incisões; e a osteotomia do quadril, que envolve o reposicionamento cirúrgico dos ossos da articulação, quando o desgaste afeta apenas uma parte do quadril.  

Todas essas modalidades de cirurgia do quadril melhoram a mobilidade local, diminuem a dor crônica comum ao quadro, e permitem que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida.

A especialização em Cirurgia do Quadril tem duração de um ano, com mais de 80% das aulas sendo práticas, realizadas em hospitais. As atividades que permitem aprender e praticar as técnicas utilizadas em cada etapa da cirurgia oferecem o que há de mais avançado em termos de ferramentas, tecnologias e abordagens, incluindo robótica e inteligência artificial aplicadas à ortopedia.

Cirurgia do ombro

A cirurgia no ombro é indicada em casos variados, como artrose (osteoartrite), fraturas e luxações. Pode ser executada por via aberta, com um corte maior; ou por via artroscópica, que é minimamente invasiva (pequenos furos). É indicada, normalmente, quando as dores e o quadro geral em questão não são resolvidos com o tratamento conservador. 

A especialização em Cirurgia do Ombro tem duração de um ano (ou dois períodos) e pode ter mais de 80% do conteúdo preenchido por atividades práticas. Durante as atividades, os médicos em especialização aprendem não apenas a técnica cirúrgica, mas também a manipular e lidar com a musculatura do ombro, bem como tendões, nervos, vasos sanguíneos e todas as estruturas da região. Também desenvolvem a capacidade de gerar um diagnóstico preciso das patologias complexas da articulação do ombro.

Outra competência importante da especialização em Cirurgia do Ombro é a habilidade de trabalhar de forma integrada e multidisciplinar com outras áreas da saúde, como fisioterapia e medicina esportiva, essenciais no processo de recuperação pós-cirurgia. 

Cirurgia do joelho

A cirurgia do joelho trata alguns tipos de lesões na região, como osteotomia, artrose, rompimento do ligamento cruzado anterior (LCA), problemas nos meniscos e de cartilagem. A técnica permite realinhar ossos, reconstruir ligamentos e substituir a articulação com prótese. Com isso, ameniza dores crônicas, ajusta deformidades e melhora a execução de movimentos.

As principais formas de tratamento cirúrgico do joelho são a cirurgia minimamente invasiva (artroscopia) e a cirurgia aberta. Esta segunda é realizada nos casos em que é preciso substituir a articulação comprometida por uma prótese metálica ou de plástico (artroplastia). A escolha do procedimento depende da gravidade da lesão. Em ambos os casos, é comum que se indique no pós-operatório a realização de sessões de fisioterapia, para garantir uma recuperação plena.   

No Brasil, é possível fazer uma especialização em Cirurgia de Joelho, a qual tem duração estimada em um ano. Fora isso, há cursos que oferecem mais de 80% de atividades práticas, e que são indicados não apenas para médicos brasileiros, mas também para estrangeiros.

Além de desenvolver habilidades em técnicas artroscópicas, de reconstrução e manejo de próteses do joelho, os alunos desta subespecialização médica absorvem conhecimento aprofundado sobre anatomia funcional e biomecânica do joelho, e aprendem a usar ferramentas digitais, recursos de imagem para planejamento cirúrgico e todo tipo de inovações tecnológicas e terapêuticas associadas à cirurgia do joelho. 

Conheça a BS School of Biomedicine

Se você tem formação em Medicina em uma universidade do exterior, já fez a pós-graduação em Ortopedia e Traumatologia e deseja fazer uma das subespecialidades da Ortopedia no Brasil, vale a pena conhecer a BS School of Biomedicine!

A instituição de ensino oferece programas internacionais de pós-graduação e especialização nas mais variadas áreas da Medicina e Odontologia, incluindo em especialização em Cirurgia do Joelho, em Cirurgia do Quadril e em Cirurgia do Ombro. Os cursos que funcionam no formato de residência médica, seguem a legislação brasileira, contam com parceria de universidades nacionais e são cadastrados e aprovados no Ministério da Educação (MEC). Portanto, permitem fazer a validação do diploma no país de origem de cada estudante.

Os alunos recebem, ainda, um CRM provisório de médico para atuar no Brasil, já que os cursos são reconhecidos pelo Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (CRM/RJ). Dessa forma, é possível fazer todas as práticas do projeto nos hospitais em que os cursos estão vinculados.

Não há necessidade de certificações exclusivas mais complicadas, como o Revalida ou o Celpe-Bras. Basta apresentar o diploma oficial de graduação obtido no país em que você se formou, e participar de uma entrevista com o coordenador do curso.

Por fim, vale ressaltar que as aulas são presenciais e que a metodologia utilizada é a “hands on”, que estimula a aprender fazendo, “botando a mão na massa”. Não por acaso, mais de 80% do conteúdo dos cursos é composto por atividades práticas.

Fonte: Ministério da Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outras postagens
Torne-se um especialista

Possui interesse em uma pós-graduação médica ou em uma especialização em Odontologia mencionada nesta matéria? Então faça já a sua inscrição! Preencha o formulário ou entre em contato através das nossas redes sociais e garanta a sua vaga na próxima turma disponível.